6 atitudes para construir uma boa reputação para a sua PME

Construir uma boa reputação para a empresa deveria ser uma das maiores preocupações de qualquer empresário em busca de resultados mais sólidos e sustentáveis.

Além da qualidade dos produtos e serviços oferecidos, item obrigatório na agenda de qualquer empreendedor, as pequenas e médias empresas (PMEs) também precisam se preocupar com outras questões que impactam na percepção que a sociedade forma sobre elas.

Muitas vezes, com atitudes simples, um empreendedor poderá dar o primeiro passo para construir uma boa reputação e conquistar resultados mais seguros no longo prazo.

Confira 6 atitudes para construir uma boa reputação para seu negócio!

Honre os compromissos

Um dos aspectos que mais comprometem a reputação de uma PME é a falta de seriedade na hora de honrar os compromissos financeiros.

Faça os pagamentos em dia para construir credibilidade perante os fornecedores, pois assim sua empresa terá mais conforto para negociar em tempos de crise e poderá sempre contar com a boa vontade dos parceiros.

Esta atitude também vale para o cumprimento de prazos. Ao combinar datas de entrega com clientes, fornecedores e parceiros, faça questão de cumpri-las com rigor ou então comunicar a necessidade de eventuais atrasos antecipadamente.

Seja rigoroso na gestão

As empresas pequenas também podem se beneficiar de metodologias e ferramentas de gestão para controlar seus processos de forma eficaz.

Estabeleça rotinas, instruções de trabalho e indicadores para garantir que as tarefas estão sendo realizadas da forma adequada e para corrigir o rumo da execução sempre que necessário.

Estimule a cultura interna

As PMEs podem passar por momentos difíceis ao observarem um crescimento do número de colaboradores. Em alguns casos, a empresa pode perder sua essência e identidade iniciais, que estavam restritas à forma de agir do dono ou de funcionários mais antigos.

LEIA  Cliente insatisfeito? Saiba como lidar em 6 passos

Dessa forma, é fundamental difundir a cultura da empresa por meio de valores e princípios explícitos, que devem ser seguidos pelos colaboradores em cada tarefa do dia a dia. Além disso, é preciso motivar a equipe de trabalho por meio de processos adequados de atração e retenção de talentos, aumento da qualidade de vida e melhoria do clima organizacional.

Mostre-se

De nada adianta construir a organização perfeita caso a empresa não saiba comunicar isso a seus públicos de interesse nas oportunidades adequadas.

Muitas PMEs economizam na hora de fazer ações de comunicação, mas contar com uma apresentação adequada de seus produtos e serviços e forma de atuação, seja no website, em materiais impressos ou eventos setoriais, é fundamental para uma percepção positiva.

Nessas horas, lembre-se sempre do bom português. Caso não tenha a confiança necessária, você sempre pode optar por opções como o Revisa Já, onde você pode revisar todos os seus textos garantindo que estejam sempre impecáveis.

Seja parte do todo

Fazer parte da sociedade em que atua de forma ativa e interagir com a comunidade do entorno é fundamental para a construção da reputação da PME.

O empresário deve participar das associações de classe para se posicionar entre seus concorrentes e parceiros, além de se manter atualizado sobre as principais preocupações e desafios da área.

Outro passo importante é saber se relacionar com a comunidade do entorno e com órgãos de imprensa, pois a empresa deve estar sempre pronta para responder possíveis questionamentos de forma transparente e educada

Mantenha a ordem

Caso a sua empresa receba clientes, fornecedores e parceiros com frequência, também é fundamental garantir que o espaço físico esteja organizado e com boa manutenção.

LEIA  Controle de contas a pagar na empresa: 4 dicas eficientes

Não deixe que as estações de trabalho dos funcionários passem a impressão de um local desorganizado e crie espaços adequados para a realização de reuniões com um conforto mínimo.

E você, já faz uso de alguma das estratégias que listamos acima para promover a consolidação da imagem da sua empresa e, em consequência, da reputação do seu negócio? Para continuar a crescer rumo ao sucesso, perante o público, investidores e demais organizações, é necessário investir na autoridade que seu empreendimento adquire no mercado. Se tiver dúvidas, esperiências e opiniões para compartilhar conosco, não deixe de comentar!

Postado em NegóciosTagged , , ,